quinta-feira, 18 de julho de 2013

Opinião: Desistir não é opção

Como grande parte de vós tem conhecimento, há 14 meses atrás sofri uma lesão muito grave no joelho e não posso voltar a competir. 

Perder o atletismo foi como perder a minha identidade. Num momento estamos bem, a treinar, temos tempo para trabalhar na nossa carreira desportiva, podemos fazer menos dez flexões ou menos uma recta só por preguiça, e noutro, vemos tudo a fugir-nos pelos dedos sem o conseguirmos agarrar. Nunca pensei que fosse possível sentir tanta dor junta, mas no entanto, senti dor todos os dias e aguentei. Tive momentos desgastantes, em que estava cansada de tudo, de tantos exames e medicamentos, de tantas horas fechada no hospital a fazer fisioterapia. Durante estes 13 meses, perdi-me e encontrei-me, desisti e lutei, chorei e sorri, perdi e ganhei.

Quando julguei que tinha perdido a minha identidade, quando julguei que tinha perdido a única coisa que eu podia dizer que era minha, houve quem não desistisse de mim e continuasse a dar-me força diária, mesmo sem se aperceberem.

Agora, no fim destes 13 meses, no fim de 2 operações e 8 meses de fisioterapia, depois de passar pelo Inferno e voltar eu apercebi-me que não perdi. Eu ganhei! Ganhei coragem de enfrentar qualquer coisa que se ponha no meu caminho, ganhei confiança em mim, ganhei muito amor e carinho, para além de colegas de treino ganhei amigos, para além de treinador ganhei irmão e orientador, para além de um clube ganhei uma família!

Tudo isto porquê... Nestes 13 meses apercebi-me que a única coisa que me arrependo foi não ter dado mais de mim enquanto pude, foi não ter desafiado os meus limites quando me pediram, foi ter QUASE chegado lá. Penso que aquilo que vos quero dizer é que às vezes coisas más acontecem, tal como me aconteceram a mim, e não há nada que possamos fazer para mudar isso. Portanto, mudem enquanto têm tempo, enquanto podem fazer algo por vocês. Lutem pelos vossos sonhos, pelos vossos objectivos Ninguém vai batalhar por vocês, a luta é vossa. Sejam guerreiros e não tenham medo de sonhar, de querer mais. Quando se sentirem cansados, pensem em mim. Pensem que a dada altura da minha vida estava a treinar, estava feliz e tinha uma data de objectivos para cumprir, e que de um momento para o outro tudo se foi. Quando estiverem cansados, pensem em mim e mexam esse rabo ainda mais, trabalhem arduamente, suem que nem uns animais, façam de tudo para no final puderem dizer "dei tudo". Aqui é começar a matar e acabar a morrer. Nunca dêem nada como garantido. 

Apesar de não poder voltar a competir, eu ainda tenho objectivos que quero cumprir. A partir de agora, os vossos objectivos são os meus, as vossas metas são as minhas. Vou fazer o que puder para vos ajudar a atingir tudo aquilo com que sonham e ambicionam. 

Apercebi-me que não perdi a minha identidade, apenas está diferente e eu estou a moldá-la. Nunca de esqueçam: desistir não é opção. Força e bons treinos.

Ana Lima Almeida

2 comentários:

  1. És uma inspiração para muitos, obrigado por essas palavras, fizeram me aperceber de uma realidade que para muitos parece fictia, mas que pode atingir qualquer um, e é com pessoas como tu e a puxar pelo Desporto que ele vai longe. É essa força que ainda te vai fazer alcançar muita coisa, seja profissionalmente ou na tua vida pessoal. Gostei muito, e da minha parte vai ser divulgado. Pedes nos para nao desistir, então eu também te peço, nao desistas, nem de ti, nem de nós, nem de quem te rodeia! Força

    ResponderEliminar
  2. Nem sei o que responder. Fico felicissima que consiga motivar outros e fazer com que ganhem força e vontade de fazer mais. Da minha parte agradeço as palavras, são elas que me fazem continuar também, os feedbacks fantásticos e as mensagens a agradecer.
    Ana

    ResponderEliminar

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.