quinta-feira, 20 de junho de 2013

Santos da Casa: Eis uma nova (?) “Fonte” onde brotam novos talentos

Para a esmagadora maioria das modalidades, o mês de junho significou o encerramento de mais uma longa época. Em particular, no hóquei em patins, onde a Juventude de Viana estará de regresso ao grande circo nacional. Manda a tradição que os príncipes e as princesas de hoje sejam vistos como os reis e as rainhas do “amanhã”. Na Princesa do Lima, após a última semana fica a certeza de que o futuro será risonho para o Desporto em Viana.

Serve o exposto para sintetizar os resultados recentes dos atletas vianenses. Cláudia Ferreira tem o país a seus pés, mercê do recorde nacional do lançamento do dardo que tem na sua algibeira. O menino que chegou a encantar os maiores pavilhões nacionais começa a provar toda o seu potencial, tendo contribuído com um golo para o triunfo laranja, diante do HC Mealhada. Falamos, claramente, de Gustavo Lima.

Convém, realçar, no meio da juventude, algumas “certezas” vianenses que figuram no mapa do desporto nacional. Só a título de curiosidade, poderá citar-se César Fonte. O imperador começou a atrair atenções no Azerbaijão, onde venceu uma etapa, seguindo-se a vitória no GP Jornal de Notícia e a montanha no GP Abimota. Eis mais um produto com o selo de Viana do Castelo que promete dar muitas alegrias.

Ao longo da temporada, outras figuras desenharam campanhas mágicas elevando o nome de Viana. Os juvenis do Afifense (no andebol), os seniores do CBV (basquetebol), as meninas da ADC Perre ou os cadetes do VCV (no voleibol), sem esquecer Vianense e Barroselas num mundo da bola, onde deve-se dividir atenções com o futsal, Afifense (masculinos), Santa Luzia (femininos) e Nogueirense (juniores).

Nomes como Gael Santos ou Diogo Martins (Esgrima), Alexandre Ribas (Natação), Hélio Gomes, José Rocha, Marco Morgado ou Miguel Ribeiro (Atletismo) ou tão simplesmente Hugo Agra (no futsal) chegam para atestar a qualidade do Desporto em Viana. Com todos estes nomes, poderá Viana figurar, com um lugar de destaque, no panorama do desporto nacional?

Em verdade se defenda que quem trabalha, quem luta, diariamente, por se melhorar e fazer melhor merece o seu “cantinho” no desfile nacional. Em 2012/2013, o Desporto em Viana voltou a ter resultados de excelência que comprovam a qualidade dos seus atletas, treinadores e dirigentes. Se os resultados ainda podem ser melhores? Poder, podiam, mas não era a mesma coisa, segundo reza o anúncio.

Comprova-se o que muitos defendem: existe qualidade em Viana. Precisamos de potenciar a nossa qualidade, de projectos sólidos e de autênticos guerreiros. Só uma enorme força de vontade, aliado a um espírito de sacrifício descomunal poderá levar a Princesa do Lima a saciar a sede vitórias que todos os vianenses ainda sentem!

João Cerqueira Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.