sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Ténis de Mesa: É hora de pôr as raquetes a jogar a sério

As bolas vão voltar a saltar já este fim-de-semana. O Campeonato Nacional está de regresso e traz algumas mudanças. A Federação Portuguesa de Ténis de Mesa (FPTM) redifiniu os grupos de Seniores Masculinos da 3ª Divisão Nacional e transferiu-os para a 2ª Divisão Nacional.

As 61 equipas estão distribuídas por sete grupos, sendo que cada um tem nove formações no continente e sete na Madeira. Os grupos foram constituídos segundo o critério de proximidade geográfica, pelo que o Centro Recreativo e Cultural das Neves (CRCN) e a Associação Desportiva de Barroselas (ADB) integram o mesmo grupo.

As equipas vianenses fazem a primeira jornada em casa. O CRCN recebe o Club Vila Real e só admite a vitória, pois o objetivo, este ano, é ficar a meio da tabela. A ADB enfrenta o CTM Mirandela B. O treinador, Rui Lacerda, salienta que a equipa teve uma baixa muito importante, pois “o Flávio São João deixou de jogar devido ao trabalho e não está federado”. Assim, “o objectivo este ano é manutenção”, mas a “equipa está motivada”, destaca.

O CRCN e a ADB integram o grupo com CP Alvito, Club Vila Real, ADR Outeirense, CTM Mirandela B, VSC Guimarães, Tavola C Cepeda e CTM Chaves. Não há assim grandes alterações em termos de jogos. O início das partidas está marcado para as 15 horas.

Alterações no Campeonato Nacional

O campeonato passa a ser disputado em três fases. Segundo o regulamento da FPTM, a 1ª Fase será disputada no sistema de poule a duas voltas, alternadamente na mesa de cada um dos Clubes participantes. Os vencedores de cada Zona disputarão um lugar de apuramento para a 1ª Divisão, no sistema de eliminatórias com eliminação à primeira derrota, que se realizará num só fim de semana.

A 2ª Fase será constituída pelos segundos, terceiros e quartos classificados de cada série continental e pelo segundo e terceiro da Série Madeira. Nesta fase, as 20 equipas serão distribuídas, usando sorteio absoluto, por 5 grupos de 4 equipas, e será disputada em sistema de poule a uma volta, que se realizará num só fim de semana.

A 3ª Fase será constituída pelas 6 equipas que não conseguiram o apuramento no primeiro momento mais as 10 (duas primeiras de cada Grupo) equipas apuradas da 2ª Fase. As 16 (dezasseis) equipas disputarão um lugar de apuramento para a 1ª Divisão, no sistema de eliminatórias com eliminação à primeira derrota, que se realizará num só fim de semana.

O finalista vencido disputará um jogo em campo neutro com o 8ºclassificado da primeira divisão. O vencedor conquista um lugar na 1ª Divisão. O último classificado de cada zona descerá às divisões distritais ou regionais. Os dois clubes vencedores dos dois momentos de apuramento para a 1ª Divisão disputarão o titulo de Campeão Nacional da 2ªDivisão num único encontro a realizar em campo neutro.

Fabíola Maciel

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.