quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Opinião: Cãibras

Em geral, é nesta altura que se iniciam as pré-épocas ou estão recentemente iniciadas. E por isso é uma boa altura para o alerta. Para além dos atletas, toda a gente já teve um episódio de cãibra muscular ou popularmente chamado de “breca”. O que é e porque acontece?

Cãibras ou câimbras musculares são desencadeadas por um espasmo muscular repentino caracterizado por uma contração muscular intermitente, intensa, involuntária e muito dolorosa. Quando ocorrem, o músculo fica muito “duro” causando dor intensa e incapacidade funcional imediata. Pensa-se ser devido a uma hiperexcitação do nervo que estimula o músculo e pode ter várias causas.

Normalmente acontecem nos gémeos (músculos da barriga das pernas), nos dedos dos pés e mãos, músculos da coxa e abdominais.

Causas

Essas causas são variadas e podem ser isoladas ou não: Fadiga muscular e orgânica, condições atmosféricas, desidratação, alterações do sistema nervoso, carência de vitaminas e sais, afeções metabólicas, dopagem entre outras.

Quando um jogador de futebol cai ao chão agarrado á perna com uma caibra, é frequente ouvir dizer que “está exausto”. Isto explica-se porque com a atividade física intensa há maior acumulação local de produtos metabólicos, hipoxemia local por diminuição da circulação sanguínea e acidose local/geral assim como acumulo de ácido láctico. A par disso, juntamente com a água perdida com a transpiração excessiva, são libertados eletrólitos (sódio, magnésio e potássio) necessários ao funcionamento dos músculos. A carência destes e vitaminas são frequentemente a principal causa, pois há alteração no mecanismo contrátil dos músculos repercutindo-se na sua contração súbita – a caibra. Todos os músculos são controlados por um determinado nervo que estimula a sua contração, se este nervo for excessivamente estimulado provoca um reflexo anómalo de contração, desencadeando a caibra. A dopagem também é um fator predisponente, dos quais: cafeína, estricnina, anfetaminas e diuréticos.

No momento da caibra deve…

Alongar SUAVEMENTE o músculo (para evitar ruturas musculares), massajar a zona onde ocorreu a caibra pois estimula a corrente sanguínea e colocar uma bolsa de água quente para relaxar.

Caibras noturnas

As caibras são muito comuns durante a noite, especialmente em pessoas mais velhas. Em geral, e não só nas noturnas, podem ser sinais de aterosclerose, com diminuição da circulação sanguínea para o músculo devido às placas de colesterol; podem ter associação com a diabetes ou com medicamentos como diuréticos e reguladores da pressão arterial.

Caibras na Gravidez

Na gestação para além do peso acrescido que esforça mais a parte muscular, também o bebe durante a sua formação óssea tem necessidades acrescidas de cálcio que o vai recrutar á mãe, ficando ela mais propensa a ter caibras. Estas devem ter cuidados acrescidos com a alimentação.

Para evitar as caibras deve…

1. Fazer uma hidratação adequada: não ingerir água de uma só vez mas sim com intervalos ao longo do dia. No caso dos atletas recomenda-se que o façam antes, durante e depois dos treinos/competições. As bebidas energéticas são aconselhadas para a reposição eletrolítica (têm cerca de 90 mg de sódio em 200 ml), mas, se não for atleta e não faz exercício regularmente não deve ingerir estas bebidas especialmente se tiver problemas de hipertensão.

2. É muito muito importante um bom aquecimento que englobe alongamentos antes e após os treinos/competições.

3. Repouso após a prática de exercício físico intenso. É necessário descansar para recuperação muscular.

4. Evitar praticar exercício em condições extremas de temperatura.

5. Usar equipamento e calçado adequados à prática desportiva.

6. Alimentação cuidada: insistir em banana, sumos naturais de laranja, leite, brócolos, couve, etc que são uma boa fonte de sódio, cálcio e potássio essenciais à saúde muscular.

Tratamento

O tratamento passa por todas estas recomendações. Numa situação aguda, e porque o músculo normalmente fica dorido, massagens suaves e alongamentos devem ser executados acompanhado de repouso.

Nas caibras musculares incoercíveis poderá utilizar-se o estímulo do frio através do uso de massagens com gelo no músculo que por via reflexa as poderá resolver.

Normalmente não é necessária medicação mas quando as caibras musculares são frequentes e não se resolvem com medidas conservadoras nem se encontram fatores potenciadores, pode-se utilizar os relaxantes musculares, o sulfato de quinina e as vitaminas B1 e B12. Claro está que deve consultar um especialista para tal.

E as bananas?

É um alimento muito completo para os desportistas: contêm açucares, carbohidratos, vitaminas e são uma ótima fonte de potássio. Pode ser consumida antes, durante e após o exercício por ser de fácil ingestão e por ser uma boa fonte de energia. Porém nem todas as caibras são causadas pela falta de potássio mas sim de sais e líquidos perdidos pelo suor. Assim as bebidas isotónicas ou água e alimentos com sal são algumas formas de prevenir esse tipo de caibras.

Lígia Rio
- fisioterapeuta - 

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.