quinta-feira, 3 de maio de 2012

Opinião: Plataformas Vibratórias

Madonna, Sting, Ivete Sangalo e outras celebridades já adquiriram uma plataforma vibratória para modelar o corpo, mas…. Funcionam?

O que é?
São plataformas que provocam vibrações através de movimentos multidireccionais que estimulam os músculos através do reflexo constante de contração e relaxamento. 

Estes dispositivos vieram revolucionar o treino físico para todas as idades, estilos de vida e capacidades físicas. Mas a verdade é que este conceito já é antigo e já era usado na União Soviética para treino dos astronautas que voltavam do espaço com diminuição de massa muscular devido à ausência de gravidade. Com o tempo veio-se a descobrir que estas plataformas, (com uma vibração mais aprimorada), davam resultado!

Como funcionam?
As oscilações variam entre 30 e 50 por minuto. O movimento da placa ronda uma amplitude de 2-4 mm em LOW (baixa) e 4-6 mm em HIGH (Alta) e uma frequência de 30, 35, 40 e 50 Hz (vibrações por segundo)- nas Power PLate®. Permitem aumentar a gravidade padrão no corpo durante o treino através da aceleração da placa e não pelo aumento de peso (massa) no corpo. Ou seja, aumenta o grau de esforço físico sem sobrecarga de peso, minimizando os fatores de alto impacto, esforço e tensão.

Consta-se que o aparelho acelera até nove vezes mais o ganho de tónus muscular do que a musculação tradicional. A musculação tradicional trabalha um músculo ou um pequeno grupo muscular num tempo curto e com recrutamento de 60% das fibras, já as plataformas permitem trabalhar vários músculos com cerca de 20-50 segundos de contração continua e 90% das fibras em resposta ao estímulo

É possível fazer vários tipos de exercícios dependendo dos músculos que pretendemos trabalhar – aganhamentos, flexões, de pé, sentada ou até deitada. A combinação das vibrações com os exercícios potencializa o efeito, produzindo resultados em menos tempo. Pode ser usado, no máximo, três vezes por semana, durante 30 minutos cada sessão (no máximo). Os resultados são visíveis entre o 1º e 3º meses.

Ajuda a reduzir o peso? 
Sim, como provoca uma contração muscular intensa há um gasto calórico maior. É possível perder 250 calorias por 12 minutos, mas, feito numa plataforma bem calibrada e com uma frequência adequada (numa fase de treino mais avançada, mais de duas semanas de treino). No entanto, não deve ser um método exclusivo e por si só não forma um corpo escultural. As plataformas associadas a dietas contribuem para a redução da camada adiposa que se acumula e é difícil de eliminar. 

Benefícios gerais
- estéticos: ajuda a aumentar a circulação e a oxigenação sanguínea, levando a uma diminuição das toxinas no corpo, o que causa uma redução no aparecimento de celulite.
- aumenta a densidade óssea- prevenindo o processo de degeneração óssea - osteoporose
- estimula coordenação e equilíbrio
- estimula a produção da hormona do crescimento (HGH), induz a liberação natural de serotonina, endorfinas (hormonas associadas ao bem-estar físico e mental).
- pode ser usado em idosos e atletas de elite
- melhora e estimula sistema circulatório e linfático
- flexibilidade (ao fazer o movimento de alongamento em cima da plataforma melhora imediatamente à utilização)

Na fisioterapia:
- lesões medulares;
- esclerose múltipla; Parkinson e Alzheimer (intercoordenação neuro-muscular e suavizando os sintomas atrasando a evolução
- lesões ortopédicas – fortalecimento muscular - evita atrofias, melhoria da propriocepção e pode ser usado pré e pós cirurgicamente.

Não são supermáquinas…
Não são indicadas para tudo, a vibração pode ter efeitos negativos se usada de forma incorreta. É contra indicado, para quem usa pacemaker e tem válvulas cardíacas, grávidas, quem sofre de labirintite, alterações na retina, trombose venosa e hipocoagulação, próteses totais do joelho e anca, epilepsia, diabetes, história de ataques cardíacos, intolerância a estímulos vibratórios ou outras contraindicações específicas de cada individuo.

Quanto mais vibração, melhor?
Não! Se os músculos forem excessivamente estimulados o organismo retribui inibindo o estímulo ou mesmo entrar em fadiga. O mesmo acontece quando exageramos nas repetições numa sessão de musculação.

Importante é relembrar que nem todas as plataformas que estão no mercado são adequadas e de boa qualidade, sendo muitas vezes uma ilusão comercial. Se pretende comprar uma informe-se com um profissional qualificado.

Lígia Rio
 - Fisioterapeuta - 

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.