quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Olho clínico: “Onde todos ajudam, nada custa”

No decorrer de uma qualquer semana de trabalho, na habitual rotina de acompanhamento das diversas modalidades e clubes do concelho de Viana do Castelo, o DEV depara-se, uma e outra vez, com a dificuldade em confirmar determinada informação, resultado ou incongruência. Não porque tenha ignorado ou descurado na procura e recolha dos elementos noticiosos mas, essencialmente, porque, não raras vezes, os organismos oficiais e por isso mesmo primeiros responsáveis se “esquecem” de fazer a sua parte.

Serve esta pequena introdução para dar voz ao caso específico da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC). Num final de semana onde realizar-se-ão, entre outros, os encontros da quinta e última jornada da primeira fase da Taça AFVC de futsal, seniores masculinos, fomos confrontados com a inexistência, ou escassa divulgação, de informação (calendários, regulamento, etc.) relativamente ao modelo de passagem à etapa final da prova.

Após ter cometido uma incorrecção, o que assumo sem rodeio, referindo que a mesma competição discutir-se-ia entre quatro equipas (meias-finais), depois de ter questionado inclusive árbitros, incapazes de me darem uma resposta conclusiva, pude apurar que, contrariamente a seniores femininos e juniores, a fase final da Taça AFVC, seniores masculinos, disputar-se-á a partir dos quartos-de-final, ou seja, ficam apuradas quatro equipas de cada série de apuramento, A e B.

Não pretendo com isto justificar-me, ou, como se costuma dizer, “sacudir a água do capote”. Faço deste lamento, uma boa oportunidade para destacar a necessidade de nos ajudarmos uns aos outros, de forma a servirmos e divulgarmos o desporto vianense o mais e melhor possível. O caso do futsal e da AFVC serve apenas e só para exemplificar uma das mais débeis questões pela qual todos nós, fontes e mensageiros, devemos trabalhar em cooperação. Não exijo nem quero que me entreguem o trabalho de mão beijada, mas, parece-me certo, o bom trabalho de uns, ajuda e muito o igual empenho de outros.

Pedro Borlido

1 comentário:

  1. Penso que apesar do "falhanço" depois de terem criticado dirigentes e árbitros, neste caso têm toda a razão pelos seguintes motivos:
    - A AFVC ao saber da existência desta fonte de divulgação do futsal em Viana haveria (a tempo e horas) de colaborar facultando toda a informação necessária.
    - Os clubes (não sei se foram questionados sobre o assunto) também deveriam colaborar.
    Quanto aos clubes não me posso pronunciar por falta de informação, agora em relação aos responsáveis da nossa associação pelo Futsal só me apetece dizer uma coisa: ANDAM A DORMIR!
    Tomemos como exemplo um caso: No jornal Alto Minho, à 2ª Feira, chegamos a ter fichas de jogo dos jogos de Futsal, actualmente o que temos? Nada! Nem fichas, nem resultados, nem classificação, nada, o futsal não existe em Viana! Até resultados de veteranos aparecem, com o devido respeito pelos veteranos claro!
    Agora essas pessoas que não venham com o choradilho do costume, se são os responsáveis pela modalidade têm que fazer por ela, se não sabem mais que peçam ajuda a alguém ou que deixem "a cadeira de sonho".
    Repito mais uma vez se uma modalidade não é divulgada não existe!
    Quanto aos responsáveis pelo DEV acho que o trabalho tem sido muito bom e não podem estar em todo o lado mas há futsal para além do Santa Luzia e do Afifense.
    Cumprimentos a todos os amantes desta maravilhosa modalidade.

    ResponderEliminar

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.